“Quando escolhemos, a escolha da ação é também a escolha de si mesmo”. Afirma Antônio Hélio da Cunha, Graduado em Filosofia pela UERN 
 
     Ele é Antônio Hélio da Cunha, Graduado em Filosofia – UERN, Pós-graduado em Direito Público - Universidade Gama Filho e Oficial de Justiça – Tribunal de Justiça/RN. Na entrevista, Hélio expressa seu ponto de vista sobre a psicologia de forma objetiva. Defende os preceitos da filosofia e explica o que é o homem sobre uma visão aprofundada e comparada a psicologia. Ainda, argumenta fatos que comprovam que filosofia e psicologia têm sim, laços fortes.

Aline do vale, Lucas Vinícius e Vanessa Sá

     Pau que nasce torto morre torto? O que é o homem? E qual a relação da psicologia com a filosofia? São apenas algumas das perguntas que inspirou Hélio na entrevista a seguir. Confira!

1ª Existe um ditado que diz Pau que nasce torto morre torto. Você acha que o homem já nasce com determinados sentimentos armazenados, que são passados ou sua opinião é que o homem nasce como uma folha em branco, pronto para aprender e socializar-se? Você acha que suas ações e personalidade ser pode ser mudado durante o tempo?

     Boas partes dessas interrogações primordiais permanecem sem uma resposta definitiva e/ou, na verdade, obtiveram ao longo da história tantas tentativas de respostas quantos foram os filósofos que se debruçaram sobre elas. A amplitude da filosofia aborda questões do seu tempo e, transcende a sua época. Seguindo a linha do pensamento do filósofo Jean Paul Sartre [filósofo contemporâneo], para a definição do enunciado; penso! É o mais preciso. Explico-me. Segundo Sartre, é precisamente a situação da nossa liberdade humana. Dado que nossa liberdade é nada, as escolhas que fazemos são fundamentadas em coisa nenhuma, apenas se constituindo em escolhas de valores e de significados. Dentro da ação e, para realizar devemos ser capazes de nos distanciamos da nossa participação do mundo das coisas existentes, de modo de contemplar o que não existe. Quando escolhemos, a escolha da ação é também a escolha de si mesmo. Sendo assim, o tipo de conhecimento que é possível obter de uma pessoa não pode ser exclusivamente descrito como “conhecimento”. É mais um reconhecimento de que alguém existe apenas deste modo e de nenhum outro. Retruca o filósofo, A vida de uma pessoa adquire significado naquilo que é de inteira responsabilidade da própria pessoa.
 
2ª Existe a teoria do homem natural, ou seja, ele nasce bom e pode ser corrompido pela sociedade, existe também a do homem isolado que supõe o homem como originário, e primitivamente, um ser isolado, não social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos, e por último o homem abstrato nessa concepção, o homem surge como ser, cujas características independem das situações de vida. O ser está isolado das situações históricas e presentes em que transcorre sua vida. Você concorda com alguma, por quê?

    Em parte! O que eu vejo e, a quem recorro: filosofo Martin Heidegger [filósofo contemporâneo]; os seres humanos estão constantemente fugindo dessa experiência de liberdade e responsabilidade, escondendo-se no anonimato de uma vida comunitária irrefletida. Esta é a situação inescapável que constitui o Dasein [o ser ai]: não existimos somente como parte de uma comunidade, mas como indivíduos isolados. O ser humano é como sempre foi, lançado ao mundo já existente e, portanto, tem que ser responsável por si mesmo, envolvendo-se adequadamente com o mundo encontrado.

3ª Em pleno o século XXI a pergunta-se o que é o homem? A ciência ainda não conseguiu compreender o homem?

     O que o homem? Tomas Hobbes [filósofo moderno] Nomeia isto como a ciência das causas. Coloca ele: Assim como, por partes dos homens, eu não entendo sua cabeça, seus ombros, seus braços etc., mas sua figura, volume, movimento, sentido, razão e assemelhados quando composta ou reunidas constituem o todo natureza humana. Existe sim! A filosofia tem reflexão realizada para existência humana com ajuda da razão, sendo objeto e as condições em que esta é possível. A ciência propõe-se a estudar o fundamento antropológico para, depois, examinar seu conteúdo. O filosofo não fundamenta a existência humana, mas tenta esclarecê-la.

4ª Sabendo-se que filosofia e psicologia têm laços fortes, você poderia nos falar sobre essa relação?

     A filosofia, como também, a psicologia, pela fenomenologia. Ambas estudam metodicamente a consciência humana concreta e, suas múltiplas objetivações na história do homem.

5 comentários:

  1. Excelente entrevista!
    Interessante essa relação da filosofia com a Psicologia!

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia e muito bem executada. Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente ficou muito boa, tanto a entrevista quanto as respostas. Concordo com a questão de que é interessante a relação da Filosofia com a Psicologia, afinal, duas ciências onde se tem o seu foco baseado na mente, no poder do pensamento humano.

    ResponderExcluir
  5. Mto bom o Blog, oq mata é essa fonte dos comentários, kkkkkkkkkkkk
    tou ceguinho

    ResponderExcluir